7 nov
2022
Redes sem fio
O wi-fi é um padrão que traz regras e especificações para que os fabricantes possam fazer equipamentos compatíveis com os dispositivos já fabricados. Permitindo que celulares, tablets ou notebooks consigam se conectar e estabelecer comunicação com os demais dispositivos. Todo equipamento wi-fi é wireless, mas nem todo dispositivo wireless é wi-fi. Portanto qualquer conexão que não seja feita a partir de cabos e tem por finalidade a troca de informações, pode ser denominado wireless. Por exemplo: teclados Bluetooth, impressoras sem fio, controle infra-vermelho. Todas essas são formas de conexão wireless.
A troca de informações são feitas através de ondas de rádio eletromagnéticas que são capazes de se propagar pelo ar. Essas ondas são formadas pela combinação do campo elétrico e magnético, através dessas ondas é possível assistir TV, acessar internet, ouvir músicas e também preparar comida no micro-ondas. Na imagem a seguir podemos observar como funciona a onda de rádio, que vai desde as ondas baixas até raios gama. Pode-se observar, que cada faixa de frequência é destinada para algum tipo de serviço. Como por exemplo na questão do wi-fi, ele trabalha nas frequências 2.4Ghz e 5Ghz, porém Bluetooth e microondas trabalham nesta mesma frequência, podendo um interferir no outro.
Fonte: (UbntBR) – https://medium.com/ubntbr
A maioria dos equipamentos wi-fi trabalham na frequência 2.4Ghz, o que pode causar problemas de lentidão devido a disputa do meio. Entretanto equipamentos que operam na faixa dos 5Ghz estão cada vez mais presentes, o que tem ampliado a adoção de redes sem fio para ambientes de alto desempenho.
Ao escolher um ponto de acesso sem fio, é importante estar atento a frequência de operação. No caso do 2.4Ghz, a maior cobertura de sinal é um ponto positivo, porém a velocidade de conexão é menor, já no padrão 5Ghz é possível atingir maiores velocidades, mas com um alcance menor.
Fonte (Tecmundo): https://img.ibxk.com.br/2014/08/12/12183931075134.png
Portanto quando um dispositivo wifi se conecta a rede existe um processo de troca de informações por meio de ondas eletromagnéticas. Tornando possível assistir filmes, realizar chamadas e navegar na internet. O conhecimento dos padrões e do funcionamento das redes sem fio, auxiliam na aquisição de equipamentos, tanto para uso corporativo, quanto para uso residencial.
Ficou interessado em como projetar um rede sem fio da forma correta, esse poderá ser o tema para o próximo post, ou então pode entrar em contato conosco, pois somos especializados em projetos de redes sem fio de alto desempenho.
Receba por e-mail nossas notícias
Copyright 2022. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por FUEL AGÊNCIA WEB