21 out
2022
Cibersegurança
A maioria dos profissionais de TI frequentemente já ouviram frases como “Meu computador está com vírus!” ou “Meu computador está com Malware!”, ainda mais quando se trabalha na área de suporte. Durante essas afirmações surge uma pequena dúvida, qual é a forma correta de se referir a um software malicioso? A resposta é “depende”, utiliza-se o termo vírus por ser de fácil entendimento para o público geral, seja por domínio midiático ou para conversas informais.
E não, embora Malware pareça, não necessariamente é a forma mais técnica de se referir a um programa espião.
Antecipadamente precisamos entender que Malware é a terminologia que refere-se a qualquer tipo de programa perigoso que ataca computadores. Sendo a junção de duas palavras malicious e software (Software malicioso). Do mesmo modo o vírus é um tipo de Malware que tem como objetivo se multiplicar pela rede. Tendo um comportamento semelhante ao vírus da vida real no corpo humano.
Logo Malware é a forma mais genérica para se categorizar qualquer tipo de programa indesejado, logo, é possível afirmar que todo vírus é um Malware mas nem todo Malware é um vírus.
Isso significa que existem mais tipos de Malwares?
Exato, existem diversas outras categorias específicas com características únicas, igualmente ao vírus de computador o qual existe subcategorias. Inclusive podem existir Malwares que carregam mais de uma característica específica, sendo chamados de “Malwares híbridos”. Sendo o caso do Ransomware “Wannacry” que em 2017 infectou cerca de 200.000 computadores em 150 países, sendo claramente uma junção de um Ransomware com um Worm.
Ficou curioso sobre os outros tipos de Malware? fique atento para as próximas postagens para obter mais informações.
Receba por e-mail nossas notícias
Copyright 2022. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por FUEL AGÊNCIA WEB