27 set
2022
Data Center
Hoje vemos que convergência na infraestrutura de TI tem ganhando cada dia mais força. Há alguns anos atrás tínhamos redes dedicadas para cada fim, para computadores, telefonia e CFTV, mas estas sem comunicação entre elas. Nos últimos anos com a popularização de tecnologias TCP/IP o uso de uma Rede Convergente tornou-se a principal opção na hora de iniciar um projeto.
O mesmo fenômeno de convergência de tecnologia vem acontecendo com Datacenter. Em um passado não muito distante trabalhar com processamento, redes e armazenamento de forma distinta (modelo tradicional) era considerado a forma mais robusta e segura de operação. Este modelo, ainda muito usado é extremamente dependente do Hardware. Como na computação nada se mantém na inércia por muito tempo, o avanço de agora vem da camada de Software, fazendo que a infraestrutura seja menos dependente do Hardware versus o modelo tradicional.
Para tornar mais claro a dependência de cada modelo temos a imagem abaixo que transcreve a transição tecnológica que passamos até chegar ao modelo Hiperconvergente. Através dele é possível visualizar como é reduzido os pontos de falhas sobre essa tecnologia.
Você pode estar se perguntando: Mas o modelo passado não era mais robusto? A resposta é: Depende. No modelo passado devido a dependência do Hardware, ainda que com toda redundância que fosse possível ter aumentavam os pontos de falhas e se diminuía a escalabilidade. Em um exemplo simples na hora de aumentar o Cluster ficávamos altamente atrelado a tecnologia de Storage escolhida no início do projeto, com as suas limitações de capacidade. Esta dependência não se encontra no modelo Hiperconvergido, onde a adição de um novo nó ao Cluster apenas depende da tecnologia de Hiperconvergencia ser compatível com a já utilizada nos demais nós.
Outro questionamentos muito comum quando se fala deste novo modelo é sobre a redundância em si, devido toda essa estrutura de Datacenter estar vinculada a apenas um Hardware. Então vale lembrar que para termos um nível de redundância é indicado um quórum mínimo de nós, onde na maioria das tecnologias é de três, para que na falha de um deles os demais possam assumir sem causar alto impacto ao usuário. Uma amostra da escalabilidade e robustez do modelo Hiperconvergente é o fato de que atualmente as maiores empresas de Cloud pública trabalham neste modelo devido ao latente crescimento do setor, cada uma com sua tecnologia de hiperconvergência, porém, sempre sobre os paradigmas do modelo citado.
Dentro da Act Tecnologia implementamos soluções de Hiperconvergência Open-source e proprietárias que trazem essa essa robustez aos nossos clientes com alta escalabilidade e possibilidade de integração com Clouds públicas como Amazon Web Services, Google Cloud Platform e Microsoft Azure. Soluções híbridas que juntam os cenários Local e Cloud deixam o conjunto ainda mais escalável e resiliente.
Receba por e-mail nossas notícias
Copyright 2022. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por FUEL AGÊNCIA WEB