6 set

2022

Conectividade

SD-WAN – Como garantir alta disponibilidade ao acesso de serviços em nuvem

Com a evolução das soluções em nuvem, fornecer alta disponibilidade e desempenho são os maiores desafios. A área de redes precisa se preparar para atender as demandas de SaaS (Software-as-a-service) e IaaS (Infrastructure-as-a-service), desta forma, redes baseadas por software tornam-se essenciais para garantir a satisfação dos usuários ao consumir tais serviços.

No modelo tradicional, todos os recursos corporativos (Servidor ERP, Servidor CRM, Servidor de Arquivos, Servidor de emails…) são hospedados internamente na empresa e na necessidade de acessos externos são utilizados recursos de MPLS e VPN. Porém, serviços de computação em nuvem trouxeram redução de custos e confiabilidade as empresas, as quais migraram suas estruturas. Entretanto, o nível de complexidade e o custo das redes tradicionais aumentaram, principalmente para garantir a segurança de acesso aos ambientes em nuvem.

O modelo de SD-WAN tem como objetivo a simplificação da conexão entre matriz e filiais, bem como prover conectividade veloz aos ambientes de nuvem. Permitindo que dispositivos de diversos fabricantes se comuniquem de maneira transparente.

Fonte: Fortinet – https://fortinet.com/br

 

As principais vantagens incluem:

1 – Melhora o desempenho de acesso as aplicações;

2 – Foco na experiência do usuário ao utilizar software como serviço (SaaS) e aplicações em nuvem pública.

3 – Redução da complexidade, facilitando o gerenciamento da rede.

4 – Otimização de custos com compatibilidade de múltiplas vias, exemplo: MPLS, 4G/5G, Banda Larga, Link dedicado e outros tipos de conexão.

Com a mudança no modelo de gestão das empresas, o consumo de aplicações em nuvem tem se tornado cada vez maior, o que torna o modelo de SD-WAN mais adequado, visto que a otimização no uso de recursos e a segurança da informação são essenciais.

Benefícios da SD-WAN

1 – Alta disponibilidade de acesso aos serviços;

2 – Vários enlaces de acesso aos recursos;

3 – Busca do melhor caminho para acessar as aplicações;

4 – Tráfego seguro no ambiente de Internet de banda larga e na nuvem;

5 – Fácil ampliação;

6 – Gerenciamento simplificado.

 

Como iniciar na SD-WAN

A estratégia de um ambiente de SD-WAN está ligada a forma de como os recursos hospedados em nuvem deverão ser acessados. Em ambientes onde o sistema ERP e e-mail são em nuvem, deve-se buscar ao menos duas opções de links de internet e uma solução de Firewall capaz de identificar qual é o melhor caminho para chegar até as aplicações, considerando latência e largura de banda. Tudo isso, para garantir a melhor experiência do usuário ao consumir tais recursos. Caso a empresa opere no modo matriz-filial, deve-se considerar a conectividade tanto entre os locais quanto a nuvem, buscando sempre o melhor caminho.

A Act Tecnologia é parceira Fortinet, líder em soluções SD-WAN. Ficou interessado? Entre em contato conosco para uma conversa!

TAGS

CONTATO

Fale com a gente

42 3036-6200

Rua Doutor Laranjeiras, 1320

    Receba por e-mail nossas notícias